HOME Notícias

Notícias

Aconteceu na INSA...

Grupo de Ex-Alunas (os) 07/10/2017
37ª Assembleia Inspetorial Anual de Ex-alunas(os) da Federação N.S. Aparecida

 

Nos dias 09 a 10 de setembro, em Porto Alegre/ RS, foi realizada a 37ª Assembleia Inspetorial de Ex-Alunas(os) das Filhas de Maria Auxiliadora. A Assembleia acontece cada ano e sempre na Casa Santa Teresa, sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, e reuniu 51 pessoas das sete Uniões da Federação ( S.L. Gonzaga, RS; Uruguaiana, RS; Rio do Sul, SC; C. Novos, SC; Bagé,RS; Porto Alegre, RS e Cambé, PR).

A Assembleia teve como tema “Somos Família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor" da Estreia 2017,  do Reitor Mor Padre Ángel Fernández Artime. O tema das Estreias, desde 2009, vem sendo preparado e realizado com criatividade pelas Uniões. Nos últimos dois anos foi a União Irmã Maria Aparecida Silva de São Luiz Gonzaga, e a União Dom Bosco de Uruguaiana, ambas no Estado Rio Grande do Sul que se dedicaram nessa preparação e apresentação do conteúdo, inclusive com a participação de jovens.

 No primeiro horário da tarde se deu a reunião do Conselho com a presença das Presidentes e suas vice-presidentes, delegadas, tesoureiras, a Presidente da Federação Idalina B. Veiga, a Delegada da Federação irmã Ercilde Moratelli e a Inspetora Irmã Maria Ivone Ranghetti. A Assembleia é muito esperada porque além de aprofundar um tema, oportunizar o reencontro das pessoas, é uma oportunidade de rica troca de experiências nas ações que beneficiam crianças, mulheres através da catequese, oratório, cuidado na saúde, educação formal e informal e participação dos jovens.

No segundo momento da tarde, Irmã Lucia Nair Tironi apresentou a figura de Maria Domingas Mazzarello em relação à família natural. Conseguiu colocar na mente e no coração dos participantes o desejo de aprofundar quem de fato foi Maria Mazzarello.

Os momentos oracionais foram intensos: o dia iniciou com a celebração da Santa Missa, preparada pelas ex-alunas da União N.S. Aparecida de Porto Alegre junto com irmã Alice Demarchi, delegada daquela União. A intenção principal, em sufrágio da ex-aluna Neuza S. Silva, e da Irmã Elizabeth Catarina Zimmermann, ambas, falecidas quinze dias antes.

A Equipe da Federação organizou na noite do primeiro dia o bingo com prendas (presentes), com objetivo de descontração depois de um dia de intensas reflexões com os temas apesentados. Muita alegria, risos e brincadeiras segundo o espirito de família, tão desejado por São João Bosco.

No domingo, dia 10, após o momento oracional,foi entregue a cada Presidente das sete Uniões, o Estatuto da Confederação Mundial das Ex-Alunas e Ex-Alunos das FMA e torná-lo conhecido para a vitalidade de toda a Associação.

A Assembleia encerrou-se com a celebração da Santa Missa também celebrada pelo Pe.José Rodolpho Hess,SDB,e as leituras e preces organizadas pela União de Cambé/PR., seguido de um saboroso almoço, onde ocorreram as despedidas e o desejo de um ótimo retorno a todos ao seus lares.